Um papo rápido sobre fluxo de caixa

, , 2 comments

Para uma pequena empresa o fluxo de caixa talvez seja um dos principais fatores que influencia o sucesso e a sobrevivência dela, mas infelizmente não tem a devida atenção, o que pode trazer inúmeros problemas para a mesma.

O fluxo de caixa é formado por todas as entradas e saídas financeiras da empresa, seu monitoramento é importante para que existam fundos suficientes para arcar com os compromissos, evitando assim o endividamento com linha de crédito de terceiros, e o mais importante, a capacidade de gerar informações relevantes para a gestão financeira como um todo.





Abaixo segue algumas dicas para melhorar o fluxo de caixa:

*Criar um plano de fluxo de caixa mensal, assim a empresa tem a imagem clara de seu fluxo de caixa e assim pode tomar decisões com maior facilidade.

*Utilizar um software para gerencia o negocio, assim é possível monitorar todas as saídas e entradas em tempo real, além da possibilidade da geração de relatórios variados que facilitaram a gestão.

*Ter maior critério na oferta de crédito, além de criar políticas para melhorar a liquidez das contas a receber, exigir uma parte como entrada também facilita a manter um fluxo mínimo de caixa.

*Procurar comprar as mercadorias com o maior prazo possível, assim é possível que o pagamento da mercadoria vendida compense antes do pagamento ao fornecedor. Com os fluxos financeiros e operacionais ao seu favor a lucratividade aumenta consideravelmente.

*Fique de olho em seu estoque, ele não representa liquidez imediata e manter níveis altos pode trazer despesas extras.

*Estude quais são as melhores linhas de crédito para capital de giro, assim mesmo que exista uma emergência, ela pode ser amenizada por boas taxas de juro.


2 comentários:

  1. Para criar plano de fluxo mensal, você recomenda um software ou uma planilha eletrônica?

    ResponderExcluir
  2. Bom Vitor, respondendo sua pergunta, eu prefiro utilizar neste caso uma planilha do excel, pois tenho maior liberdade na sua criação, porem aconselho sempre um software próprio para quem ainda não tem experiência em desenvolver os fluxos na mão.

    ResponderExcluir